Engenharia de software
Um software pode ser definido como uma sequencia de instruções pré-determinadas a serem seguidas ou executadas a fim de atingir um objetivo. O software é resultante da Engenharia de Software, que além do programa em si inclui seus manuais e documentos de especificações.
“Software: conjunto de artefatos gerados na solução de um problema computacional que tem como artefato principal um arquivo binário executável em um computador” (MAGELA, 2006).
Tem sido crescente a busca por soluções computadorizadas, principalmente após o computador e a tecnologias, e nelas incluída os softwares, vêm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano do ser humano. Devido à complexidade dos problemas que surgiram ao longo dos anos a abordagem individual que se tinha já não representava uma solução eficaz. Necessitou-se de um acompanhamento mais próximo destes problemas e de suas soluções, um acompanhamento mais técnico, capaz de identificar e detalhar cada uma das etapas necessárias para a conclusão do projeto em questão.
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos softwares, além de aumentar a produtividade no processo do seu desenvolvimento, surgiu então a Engenharia de Software. A Engenharia de Software demonstra os aspectos para estabelecer os processos, métodos, técnicas, ferramentas e ambientes de suporte ao desenvolvimento de software.
“A Engenharia de Software compreende um conjunto de etapas que envolvem métodos, ferramentas e os procedimentos (...). Essas etapas muitas vezes são citadas como paradigma de engenharia de software”. (PRESSMAN, 1995).
“Engenharia de Software: Conjunto de técnicas, métodos, ferramentas e processos utilizados na especificação, construção, implantação e manutenção de um software, que visa garantir a gerência, o controle e a qualidade dos artefatos gerados através de recursos humanos”. (MAGELA, 2006).
Os métodos da engenharia indicam a maneira de construir um software, segundo Pressman, 2006, eles envolvem um