Engenharia de Software aplicada no desenvolvimento de Gerenciador Financeiro
Setor de Ciências Exatas e Tecnologia – SEET
Departamento de Ciência da Computação – DECOMP
DISCIPLINA: 2327 – Engenharia de Software II – SÉRIE: 2ª
Prof. Dr. Marcos Antonio Quináia
ENGENHARIA DE SOFTWARE APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE UM
GERENCIADOR FINANCEIRO
Anderson Matheus Lemke,
Lucas Fernando Didur,
Lucas Padilha
Guarapuava, 1 de Dezembro de 2014
2
Introdução
Para que um software possa ser bem construído, é necessário um bom gerenciamento de requisitos [6].
De acordo com [8], a engenharia de requisitos tem como objetivo estabelecer e manter a concordância entre os clientes e desenvolvedores. Essa concordância deve ser feita através de vários meios; entre eles, a documentação dos requisitos.
Esse trabalho tem o objetivo de elicitar e documentar os requisitos de um software de gerenciamento financeiro. Com o software, será possível ao usuário guardar informações sobre seus gastos e receitas. O programa também deverá disponibilizar relatórios sobre as despesas e receitas feitas pelo usuário.
O padrão de desenvolvimento utilizado será o MVC na arquitetura em camadas. Essas especificações são tratadas e explicadas na seção 8. As seções
2 e 3 tratam sobre os requisitos do software. A seção 4 engloba a modelagem utilizando o padrão da UML. Os protótipos das janelas são mostradas na seção
5. Na seção 6, há a descrição das ferramentas utilizadas no desenvolvimento.
Na seção 7 está o cronograma de desenvolvimento. A partir da seção 8 até a 10 são descritas informações sobre as decisões do projeto, arquitetura e evolução do software.
1. Levantamento de requisitos
Desenvolver um sistema de software requer um processo, o qual informa um conjunto de atividades a serem realizadas, quem as executa, quais artefatos de entrada são necessários e quais artefatos de saída são produzidos. Nesse sentido, a detecção de erros pode causar uma falha total no processo do software [4].
Com o intuito de evitar tais anomalias, os