Engenharia de segurança
Norma Regulamentadora Número 26 – Sinalização de Segurança
A sinalização nos locais de trabalho é uma maneira muito eficaz de se prevenir dos riscos profissionais, uma vez que estimula e desenvolve a atenção do trabalhador para os riscos que ele está exposto. Permite ao trabalhador recordar as instruções e os procedimentos adequados para cada situação de perigo. Portanto, o principal objetivo da sinalização de segurança é chamar a atenção, de uma maneira rápida, para objetos ou situações susceptíveis de provocar acidentes.
A Norma Regulamentadora número 26 (NR-26) é a responsável por introduzir a sinalização nos ambientes de trabalho, principalmente na utilização das cores na segurança do trabalho. Seu principal objetivo é fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para a prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquido e gases e advertindo os trabalhadores (ou visitantes) quanto aos possíveis riscos.
No geral, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar cores para a sinalização de segurança, como:
- o uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de evitar que ocorra confusão, distração e fadiga ao trabalhador;
- a indicação por cor é importante, especialmente, quando existe uma área de trânsito de pessoas estranhas ao trabalho, e deve vir acompanhada de sinais convencionais ou através de identificação por palavras.
As cores que devem ser adotadas como padrão são as seguintes:
-Vermelho;
-Amarelo;
-Branco;
-Preto;
-Azul;
-Verde;
-Púrpura;
-Lilás;
-Cinza;
-Laranja;
-Alumínio;
-Marrom.
-> Vermelho:
O vermelho é utilizado para as situações de emergência, sendo empregado para indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deve ser utilizado para assinalar perigo, como normalmente é confundido, pois comparado com o amarelo e o alaranjado ele