Engenharia de segurança e engenharia de petroleo, a mistura dos saberes em fase de projetos.
Gustavo de Moura Alves
Matheus Braga Duque
Projeto.
Segundo Bazzo e Pereira o projeto é uma atividade que envolve conhecimentos dos mais diversos assuntos do saber humano, o que implica em experiência de quem o desenvolve. Os mesmos consideram projetos também como planos de execução, e um planejamento para alcançar objetivos.
Os projetos são compostos por processos, e esses processos são o conjunto de ações para resolver um problema.
O gerenciamento de um projeto tem caráter multidisciplinar, sendo assim, a equipe de projetos deve ser competente em diversas áreas do conhecimento. VIEIRA apud PINHEIRO (2004) destaca que as técnicas de gerenciamento devem ir além das práticas mais conhecidas, como cronogramação e orçamentação e que devem estar incluídas as áreas de conhecimento mais inovadoras como análise de riscos e gerenciamento de mudanças.
Segundo PEREIRA (2004) as grandes empresas petrolíferas do mundo, que exploram petróleo para posterior produção, já absorveram o conceito de projeto, e suas atividades de prospecção de petróleo são conhecidas como projetos de exploração e produção.
A engenharia de petróleo.
A Engenharia de petróleo compreendem algumas atividades, sendo elas: * Busca do óleo e do gás na antureza. * Avaliação técnica e econômica. * Retirada da natureza. * Refino e produção dos derivados. * Distribuição. * Recuperação do meio onde ocorreu a produção.
Através destas atividades apresentadas como sendo as que são compreendidas por esta engenharia, é claramente observado que a Engenharia do Petróleo lida com a Cadeia Produtiva do Petróleo. Está cadeia inclui: * Exploração. * Perfuração. * Avaliação. * Completação. * Produção. * Transporte. * Estocagem. * Refino. * Distribuição. A exploração faz o estudo das camadas de rocha para localização de petróleo e gás,