Engenharia de Segurança do Trabalho - Caso sobre Benzeno
Ambiente
Engenharia de
Segurança do Trabalho
Case 03
Benzeno
Proteção do Meio Ambiente
Benzeno
Hoje o benzeno é usado principalmente para produzir outras substâncias químicas. Seus derivados mais largamente produzidos incluem o estireno, o qual é usado para produzir polímeros e plásticos, fenol para resinas e adesivos, o qual é usado na manufatura de nylon.
Quantidades
menores de benzeno são usadas para produzir alguns tipos de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, fármacos, explosivos, napalm e pesticidas.
Em pesquisa laboratorial, tolueno é agora frequentemente usado como um substituto para o benzeno. As propriedades solventes dos dois são similares mas o tolueno é menos tóxico e tem uma faixa de temperatura como líquido mais ampla.
Atendendo à sua elevada volatilidade o benzeno entra em contato com o homem principalmente através do ar, em ambientes industriais específicos ou na atmosfera urbana, resultante de fugas de combustíveis ou da sua queima incompleta. O benzeno tende a acumular-se maioritariamente no ar, quer a partir da água, quer do solo ou sedimentos. No entanto é removido da atmosfera para a água e para o solo durante os períodos de chuva. No solo e na água o benzeno é biodegradado por diversos tipos de microorganismos. Não se verifica a sua bioconcentração através da cadeia alimentar.
Valores elevados de concentração de benzeno no ar dependem da densidade de tráfego automóvel e das condições meteorológicas locais, visto que as concentrações de benzeno podem aumentar durante os períodos de ausência de vento. Já em cidades ou regiões onde existem indústrias que produzem ou transformam benzeno, verifica-se um aumento da sua concentração na atmosfera.
O benzeno é assim um composto ubíquo no ambiente, estando a população exposta a uma grande variedade de origens. Contudo a
OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que a mais importante fonte de exposição para a população em geral é