Engenharia De Requisitos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SUL-RIO-GRANDENSE – CAMPUS PELOTAS
CSTSI – CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA
INTERNET
MICHELE PINTO CHIM
ENGENHARIA DE REQUISITOS
PELOTAS
2015
MICHELE PINTO CHIM
ENGENHARIA DE REQUISITOS
Professora: Prof. Marcia Zechlinski
Gusmão
PELOTAS
2015
Engenharia de Requisitos
Analise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos é um aspecto importante no
Gerenciamento de Projetos, tem como objetivo coletar os dados necessários e exigidos pelo usuário para solucionar o problema e alcançar os objetivos.
A Análise de Requisitos consiste em:
Reconhecer o problema _ Nesta fase se encontra a definição do sistema, planejamento, e o contato com o cliente para entender a visão dele.
Avaliar o problema e sintetizar a solução _ Entendimento do problema, a identificação das informações necessárias ao usuário e ao sistema e a encontrar a melhor solução possível dentro das propostas.
Modelar _ Recurso usado para susporte da síntese da solução, o modela apresentara ferramentas que facilitarão o entendimento, funções e informações do sistema.
Especificar os requisitos _ Consolida as funções, interfaces, desempenho, o contexto e as restrições do sistema.
Revisar _ Junto com o cliente e o analista, farão uma avaliação do objetivo do projeto com intuito de eliminar possiveis problemas futuros.
Tipos de Requisitos
Requisitos do projeto _ São requisitos de negocio, gerenciamento e entrega de produto. Requisitos do produto _ São requisitos técnicos, de segurança, desempenho, outros. Requisitos funcionais - São requisitos que vão estabelecer como o sistema vai agir , o que fazer, quais funcionalidades e serviços.
Requisitos não funcionais _ São requisitos que definem a propriedade do sistema e suas restrições.Ex.: a confiabilidade, o tempo e o espaço .
Técnicas de Analises de Requisitos
Entrevista _ Consiste na conversa diretamente com o cliente e usuário,