Engenharia de requisitos 4 grupo
Prototipagem
IVº Grupo
Disciplina: ENSO
Nomes:
Anselmo Alexandre Munguambe;
Floriano Tomas Biriate;
Herminio Alberto Mucanze;
Pedro José Manganhe Júnior
Fatima Fernando Tipa
Docente:
Taheer Mitha
Universidade Zambeze
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Engenharia Informática
Beira, Novembro de 2014
Introdução
O uso de prototipagem é feito em diversas fases do processo de engenharia de requisitos (por exemplo na identificação, análise e validação). Trata-se de uma versão inicial do sistema, baseada em requisitos ainda pouco definidos, mas que pode ajudar a encontrar desde cedo falhas que através da comunicação verbal não são tão facilmente identificáveis. Neste tipo de abordagem apenas são desenvolvidas algumas funcionalidades sendo normalmente desenvolvidas primeiro aquelas que são mais fáceis de compreender por parte do utilizador e que lhe podem trazer maior valor acrescentado (principalmente na prototipagem evolutiva, isto é, aquela que mais tarde é evoluída para a fase de desenvolvimento). Neste trabalho, estão abordados assuntos que dizem respeito a prototipagem e a sua importância no desenvolvimento de software.
Prototipagem
As técnicas e ferramentas de software existem para identificar requisitos ambíguos e em falta. Estes problemas são factores importantíssimos no desenvolvimento de qualquer sistema de software. Contudo, estas questões tornam-se ainda mais complicadas com a emergente troca de requisitos de software ao longo do seu desenvolvimento. Projectos de larga escala estão em grande expansão nos dias de hoje e qualquer alteração no percurso da criação de um sistema pode acarretar sérios problemas, que levam a um aumento significativo dos custos.
A prototipagem tem vindo a ganhar uma aceitação crescente nas comunidades de Engenharia de Software, sendo encarada cada vez mais como um modelo credível de criação de sistemas.
A prototipagem de sistemas de software pretende ser usada, principalmente, para