Engenharia de produção
A Engenharia de Produção é uma profissão que esta relacionada diretamente com a tecnologia, pois, a origem desta se deu com os avanços tecnológicos e a necessidade de um profissional altamente capacitado para que os processos produtivos fossem melhores alocados.
Disto, tem-se que, a Engenharia de Produção utiliza-se de forma bastante ampla da tecnologia. Por isso, todo o conhecimento gerado sobre novas tecnologias, e até sobre as antigas para que se tenham dados estatísticos e uma fonte de saber sobre quais métodos não são tão eficientes, devem ser cuidadosamente cuidados pelo engenheiro de produção.
Não obstante, podemos também considerar que o engenheiro de produção, por seu caráter mais social, deve buscar melhoria continua no sistema de produção, buscando novas tecnologias que não afetem o meio-ambiente como um todo e/ou que tragam melhoria para os agentes produtivos dentro da empresa.
Novas tecnologias são desenvolvidas voltadas para o meio-ambiente, outras para o bem estar social, e há ainda quem imagine que elas são apenas ferramentas burocráticas do governo e militantes contra o sistema, porem, como ressaltado pela Fundação Vanzolini (2000):
“Todavia, produtos e processos de produção, com maior responsabilidade ambiental, constituem parte das novas estratégias competitivas utilizadas por empresas vencedoras para interligar as questões ambientais às decisões de negócios”. (FUNDAÇÃO VANZOLINI, 2000)
Essas empresas vencedoras apontadas são as empresas progressistas, que buscam melhorar seu faturamento. Ou seja, o investimento em tecnologia de produção ou melhora na produção é uma das muitas estratégias da empresariais que pode-se usar para um melhor faturamento ou margem de lucro, visibilidade etc, ou seja, visam torna-las competitivas.
Uma empresa competitiva, segundo Cário (2010) é aquela que consegue formular e implementar uma estratégia de concorrência duradoura, que a mantem no mercado.
Ainda sobre a