ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O Programa 5S é uma filosofia que, através da organização do local de trabalho e melhoria dos hábitos das pessoas, visa o aumento do bem estar no trabalho, diminuição de desperdícios, redução de custos, a elevação da motivação e produtividade, além do aumento da segurança das informações.
Foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 50 e 60, tendo como um de seus principais estruturadores Kaoru Ishikawa.. Não é um trabalho ou um projeto com datas programadas de início e fim, devendo ser tratado num contínuo, incorporado à filosofia de vida e trabalho das pessoas da organização. Deve ser implantado nas organizações e mantido e melhorado permanentemente.
Pode ser implantado pelos próprios membros da organização ou por auxílio externo de uma consultoria.
Constitui-se em um modo de vida dentro e fora das organizações, podendo ser aplicado também nos lares das pessoas e por elas mesmas, dada a sua simplicidade e baixo investimento de implantação.
Quando da sua concepção, os seus idealizadores encontraram uma excelente coincidência: as palavras que identificavam os pontos a serem implantados coincidiram no sentido de todas começarem pela letra S e ao mesmo tempo eram cinco os pontos fundamentais:
1-SEIRI – Senso de Seleção, Utilização e Descarte
Técnica utilizada para identificar ferramentas, documentos e pastas, objetos e informações, existentes no local de trabalho e dar-lhes o destino adequado: O que é utilizado toda hora é mantido perto, o que é usado pouco, não precisa ser mantido tão perto (em um arquivo comum ou mesmo no almoxarifado, etc), e o que não é usado nunca é descartado.
Importância e vantagens
As principais vantagens do Senso de Seleção, Utilização e Descarte são a liberação de espaço, eliminação de documentos, materiais, ferramentas em excesso, eliminação de dados de controle ultrapassados, eliminação de itens fora de uso e sucata e diminuição de riscos de acidentes. Usualmente gera