engenharia de produção
Algoritmos ou programas de computadores, por outro lado, requerem um nível de detalhamento mais próximo da linguagem computacional, de modo que as ações representem comandos que possam ser entendidos e realizados pelo computador. Para facilitar a construção de algoritmos computacionais, as linguagens de programação evoluíram de forma a aproximarem-se cada vez mais da linguagem natural. Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato, um programa é um algoritmoconcretizado. Todo programa de um computador é montado por algoritmos que resolvem problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos. Um algoritmo não passa de passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema.
A Pseudo-linguagem é uma notação que se assemelha a uma linguagem de programação, mas que também possibilita ao programador concentrar-se no problema a ser modelado sem “se prender” a uma linguagem de programação específica.
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa.
Em computação existem apenas 4 tipos de dados primitivos, algumas linguagens subdividem esses tipos de dados em outros de acordo com a capacidade de memória necessária para a variável. Mas de modo geral, os tipos de dados primitivos são:
INTEIRO: Representa valores numéricos negativo ou positivo sem casa decimal, ou seja, valores inteiros.
REAL: Representa valores numéricos negativo ou positivo com casa decimal, ou seja, valores reais. Também são chamados de ponto flutuante.
LÓGICO: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, VERDADEIRO ou FALSO. Pode ser representado apenas um bit (que aceita apenas 1 ou 0).
TEXTO: Representa uma sequência de um ou mais de