Engenharia de produção
1º SEMESTRE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FACULDADE PITÁGORAS VOTORANTIM-SOROCABA – 2014
FACULDADE PITÁGORAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BRUNA PIRES
JOÃO CARLOS
RODRIGO WILKER
FACULDADE PITÁGORAS VOTORANTIM-SOROCABA – 2014
FACULDADE PITÁGORAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Trabalho teórico desenvolvido na disciplina Introdução à Engenharia, ministrada pelo professor Hudson Diniz.
Faculdade Pitágoras Votorantim-Sorocaba – 2014
Sumário
1. Introdução
A engenharia de produção é uma habilitação específica associada as engenharia tradicionais. Existem, portanto cursos de engenharia de produção elétrica, de produção civil, de produção mecânica etc.
Numa empresa, a produção implica racionalização e otimização de processos, das matérias-primas empregadas ou da energia consumida, bem como melhor aproveitamento possível do pessoal disponível. O profissional responsável por garantir que se tenha esta produção otimizada e racionalizada, dentro dos níveis de qualidade exigidos, cuidando do bom balanceamento da linha de produção – que envolve métodos e tempos de montagem, alocação de pessoal, ferramentas, velocidades de trabalho etc. –, é o engenheiro de produção.
O engenheiro de produção é responsável pelo planejamento, pela execução e pelo controle da produção, bem como pelo projeto do produto, pela fixação da escola de produção e pelo estabelecimento de programas de trabalho e prazos. É sua atribuição gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa, aperfeiçoando o relacionamento entre homem e máquina.
Podemos dizer que, em linhas gerais, um engenheiro de produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e ambiente. Por englobar um conjunto maior de conhecimentos e