Engenharia de produção
No inicio de um curso de graduação, o aluno necessita de uma linguagem e um saber mais condizente com o com o grau de formalidade que o é cobrado ao longo da vida acadêmica, por meio de trabalhos, seminários, pesquisas, dentre outros. No entanto, a tarefa é difícil, pois o aluno vem, na maioria das vezes do ensino médio, acostumado com idéias prontas sendo apresentadas a eles, sem ter o hábito de refletir e formatar sozinho as relações e os fatos da sua realidade.
A metodologia científica tem como objetivo explorar e exercitar a capacidade de pensar do aluno, aumentando e enriquecendo a bagagem cultural do indivíduo. Com base no diálogo, na pesquisa, e na relação interdisciplinar, a disciplina busca oferecer métodos que busquem a maior absorção do conhecimento de uma forma mais dinâmica e pessoal, fazendo com que o aluno se utilize do acesso imenso que temos a informação para enriquecer sua vida acadêmica, social e pessoal. Como disse Já Santomé 2012 (apud Soares 2011, p. 25):
Também é preciso frisar que apostar na interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de pessoa, mais aberta, mais flexível, solidária, democrática. O mundo atual precisa de pessoas cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais freqüentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade.
O educador e gestor da disciplina tem uma difícil tarefa pela frente, pois os alunos muitas vezes estão acostumados a apenas reproduzirem o que lhes foram falado antes, ou o que lhes foram apresentados por meio da internet e livros. Portanto, é importante a disposição mútua do aluno e professor.
De fato, a pesquisa proporciona consistência para a formação de um universitário bem informado e com personalidade, além de despertar o questionamento, despertando também a busca pelo saber. Ainda, é um fator que tem uma grande importância