Engenharia de produção
Fase 1 - Identificação do problema: Alteração ou melhorias de produtos que esta sendo solicitado no mercado, levando em consideração prazos de execução e custos.
Fase 2 – Desenvolvimento de conceitos: É a fase onde surge varias idéias a fim de desenvolver e melhor o projeto, através de esboços é possível verificar inúmeros tipos que poderá ser realizado na peça/projeto, não podendo descartar nenhuma idéia, pois poderá ser de muito aproveito.
Fase 3 - Compromissos: É desenvolvido um projeto mais detalhado, com informações mais definidas com cálculos utilizando CAD em algumas situações, porém não esquecendo compromissos como datas, também levando em consideração os valores, pois temos que trabalhar com valores coerentes para que possa ter uma margem de lucro.
Fase 4 – Modelos/Protótipos: Utilizam-se protótipos com escalas ou tamanho real, para realizar testes de fabricação, aerodinâmico, durabilidade antes da fabricação das peças, para que efetue correções necessárias.
1.8 – DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR.
Nas ultimas décadas o desenvolvimento da informática tem contribuído muito para atividade em todos os aspectos, através de softwares desenvolvidos muitas áreas receberam grande ajuda, na área de desenhos técnicos através de softwares como CAD, CADD, CAE, etc, pois como eram desenvolvidos os desenhos técnicos feito diretamente em pranchetas e em papel vegetal, tinha muitas restrições, pois quando ocorriam erros sua correção era muito difícil, pois o papel vegetal se rasgava e isso se tornava um grande problema. Com o CAD é possível realizar desenhos técnicos com muito mais rapidez, alem de que sua apresentação fica muito superior quando utilizado para relatórios ou ate mesmo como catálogos, é também muito mais fácil guardá-lo, pois ao invés de termos armários para arquivar, podemos salvar no próprio