Engenharia de produção
OBJETIVO
Determinar a quantidade de oxigênio molecular necessária à estabilização da matéria orgânica carbonada decomposta aerobicamente por via biológica.
RESUMO
A DBO5, é um teste padrão, realizado a uma temperatura constante e durante um período de incubação, também fixo de 5 dias. É medida pela diferença do OD antes e depois do período de incubação. Em resumo, a DBO é a medida das necessidades respiratórias de uma população microbiológica. A DBO é um excelente índice para indicar a eficiência de uma ETE (estação de tratamento de esgotos), quando se compara a DBO do esgoto bruto e do efluente final.
INTRODUÇÃO A redução da taxa de oxigênio dissolvido em um recurso hídrico pode indicar atividade bacteriana decompondo matéria orgânica. Entende-se por DBO a quantidade de oxigênio molecular necessária à estabilização da matéria orgânica carbonada decomposta aerobicamente por via biológica e DQO. Os processos oxidativos, dentre estes ocupam lugar preponderante os respiratórios, podem causar um grande consumo de oxigênio nas águas de um manancial. A demanda de oxigênio provocada pela introdução de despejos orgânicos em recurso hídrico, é uma demanda respiratória, uma vez que a oxidação desse material é realizada exclusivamente por via enzimática, logo trata-se de uma demanda bioquímica de oxigênio. As condições ambientais de laboratórios não reproduzem aquelas dos corpos d’água (temperatura, luz solar, população biológica e movimentos das águas), mas é ainda considerado um parâmetro significativo para avaliação da carga orgânica lançada nos recursos hídricos.
MATERIAIS UTILIZADOS
- 1 Bomba de ar comprimido (compressor de ar)
- 1 Incubadora de DBO termostaticamente controlada à temperatura de 20ºC mais ou menos 1ºC
- 4 Frascos de rolha esmerilhada, com capacidade de 250 a 300 mL