engenharia de automaçao
O curso de Engenharia de Controle e Automação, muitas vezes também chamado de Mecatrônica, forma profissionais que dominam as tecnologias de sistemas de controle automático, manufatura inteligente e robótica industrial, dentre outras. Esses engenheiros, cuja área integra as Engenharias Elétrica, Mecânica e de Computação, são responsáveis pela modernização industrial e pelo aumento da competitividade no setor. São eles que buscam novas técnicas de controle e operação de sistemas industriais, objetivando a melhoria dos processos e produtos, bem como a redução de custos e prazos de produção.
O engenheiro de controle e automação é cada vez mais requisitado no setor industrial, particularmente nas áreas metalúrgicas, automotivas, eletroeletrônicas e optoeletrônicas. Nas áreas de arquitetura e construção civil, pode desenvolver casas e prédios inteligentes; nas ciências biomédicas, é capaz de aperfeiçoar aparelhos cirúrgicos. Cabe a ele, ainda, identificar as necessidades de automação de uma empresa e atendê-las de acordo com as tecnologias adequadas e recursos disponíveis.
Na Unesp, o curso de Engenharia de Controle e Automação é oferecido no Câmpus de Sorocaba. Os profissionais formados atendem a uma demanda reprimida na região, que conta com cerca de 1.600 indústrias. Devido à localização, a interação da Universidade com essas empresas é grande, com visitas e estágios acadêmicos supervisionados.
Os alunos recebem formação para atuar em áreas ligadas ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos, além de em processos que envolvam comandos eletrônicos controlados por computador. Eles cursam áreas básicas da Engenharia, como Cálculo, Física, Química e Computação. E recebem formação específica nas Engenharias Elétrica, Mecânica e de Controle e Automação.
Qualidade dos professores, associada a modernos laboratórios e à possibilidade de estágios em grandes empresas da região
Depois, estudam temas mais específicos, ligados a robótica,