engenharia da produção
AULA 3
Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves
Algoritmos Estruturados e
Linguagem de Programação Estruturada
Estrutura Seqüencial em Algoritmos
1 Formato Geral da Estrutura Seqüencial em Algoritmos
Algoritmo
início declaração-de-variáveis comandos fim 2 Declaração de Variáveis em Algoritmos
Pode-se imaginar uma variável como o nome de um local na memória do computador onde se pode colocar qualquer valor do conjunto de valores possíveis do tipo de dados associado a variável. O nome da variável é um identificador que segue as regras válidas para a formação de identificadores (formado por letras, dígitos e sublinhados, começando obrigatoriamente por uma letra ou sublinhado).
As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo de dados, de maneira que, também são classificadas como sendo numéricas inteiras, numéricas reais, lógicas e caracteres.
Para indicar o nome e o tipo de uma ou mais variáveis é usada uma declaração de variáveis.
No momento em que se declara uma variável, é feita a associação do nome escolhido, com a respectiva porção de memória (dependendo do tipo de dado) que o mesmo passe a simbolizar.
Uma vez declarada uma variável, qualquer referência que se faça ao seu identificador implica a referência do conteúdo do local da memória representada pelo mesmo.
Formato geral de declaração de variáveis:
declare lista-de-identificadores: tipo-de-dado;
onde:
declare: é uma palavra-chave do algoritmo que indica a seção de declaração de variáveis; lista-de-identificadores: são os nomes (identificadores) escolhidos para as variáveis, que devem estar separados por vírgula; tipo-de-dado: é um dos tipos de dados a ser associado às variáveis da lista-de-identificadores. Os tipos possíveis são numérico inteiro, numérico real, lógico e caractere.
Exemplos:
declare codigo, X_5: numérico inteiro; declare nota: numérico real; declare teste: lógico; declare