Engenharia Civil
Uma pessoa que se forma em engenharia civil, ou seja, que se torna um engenheiro civil este irá se dedicar na área de construção como: Edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, tuneis, viadutos, etc. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, etc. buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres. Ele tem que aprofundar seu conhecimento na aérea de exatas, ter bom conhecimento de informática, capacidade de planejamento, facilidade para trabalhar em equipe e ainda deverá possuir uma mente que crie soluções novas. Sua responsabilidade e conhecimento tem que estar atento as suas obras (construção), pois a estrutura deverá suportar terremotos, vendavais, furacões, mudanças de temperatura e outros fatores que pode atingir uma construção.
O profissional que deseja se torna um engenheiro deverá se forma primeiramente em um curso de graduação superior de Engenharia Civil, com duração de cinco anos. As empresas hoje exigem que o candidato tenha o domínio da língua Inglesa, ou seja, saiba falar em Inglês. A atualização constante na aérea, através de cursos, palestras, jornais, revistas e livros. O Engenheiro pode desenvolver sua profissão na aérea em que deseja atuar, as principais aéreas de atuação são:
1- Construção civil e urbana
2- Ambiental e Sanitária
3- Estruturas e Fundações
4- Transportes
5- Solo e Geotécnica
O engenheiro civil desenvolve atividades relacionadas com: análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determina o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, determinar o uso de equipamentos, e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado.