Engenharia civil
Nome:
Estudo da Circunferência
O estudo da circunferência é feito na trigonometria. Esse estudo leva em conta as propriedades da circunferência, que é formada por um ponto P qualquer, onde todos os pontos distintos e equidistantes a ele irá formam uma circunferência.
O ponto P da circunferência é considerado o centro da circunferência. Todos os pontos que pertencem à circunferência se encontram na mesma distância do ponto P. Essa distância recebe o nome de raio da circunferência.
Outra propriedade da circunferência é o arco de circunferência, que é uma parte do comprimento de uma circunferência delimitado por dois pontos quaisquer que fazem parte da circunferência.
O arco de circunferência é delimitado por dois pontos, e se esses pontos forem iguais, o arco será nulo ou terá volta completa.
A circunferência tem um ângulo central formado pela abertura de dois segmentos de reta. O ângulo central se forma por duas retas que partem do centro.
Algumas definições
Raio - Raio de uma circunferência (ou de um círculo) é um segmento de reta com uma extremidade no centro da circunferência e a outra extremidade num ponto qualquer da circunferência.
Arco – é uma parte da circunferência limitada por dois pontos, que se chamam extremidades do arco.
Corda – é um segmento de infinitos pontos alinhados, cujos pontos extremos com um ponto da circunferência. Quando esse segmento passa pelo centro da circunferência, temos o que chamamos de diâmetro.
O diâmetro é sempre a corda maior: como é a corda que passa pelo centro, sua medida é igual a duas vezes a medida do raio. Assim, para medir a maior distância entre dois pontos de uma circunferência, deve medir o diâmetro, ou seja, o seu instrumento de medida (régua, trena ou fita métrica) deve passar pelo centro da circunferência. Em alguns casos, porém, apenas uma parte da circunferência é utilizada.
Tangente – é a reta que tem um único ponto comum à