Engenharia civil
TRABALHO DE TOPOGRAFIA
ESCALAS
Belo Horizonte
2012
INTRODUÇÃO
A topografia é a base inicial para engenheiros ou arquitetos realizarem qualquer projeto ou obra por representar em planta e em qualquer escala, todas as variações apresentadas em uma superfície, a identificação de todos os limites de propriedade, a expressão exata de seu relevo com todos os detalhes que estão em seu interior (vegetação, vales, córregos, cercas, cursos d’água, edificações, etc). São várias as aplicações da topografia na implantação de projetos de engenharia, sendo verificadas em diversas modalidades, tais como:
➢ Edificações em geral, aeroportos, portos, cais, conjuntos habitacionais; ➢ Obras de arte – túneis, pontes, pontilhões, viadutos; ➢ Barragens; ➢ Sistema de drenagem – galerias, canais; ➢ Sistema de água e esgoto; ➢ Planejamento urbano; ➢ Paisagismo; ➢ Usinas hidrelétricas; ➢ Telecomunicações; ➢ Agricultura; ➢ Reflorestamento dentre outros.
A Escala depende muitas vezes os métodos e os instrumentos de análise assim como as observações e as generalizações possíveis.
O termo é, por outro lado, de difícil entendimento, pois “grande” escala corresponde a uma porção de terreno reduzida e “pequena” escala corresponde a um vasto território (designando grande e pequena o resultado da divisão).
ESCALAS
É a relação existente entre as dimensões representadas na carta e seus valores reais no terreno. É comum em levantamentos topográficos a necessidade de representar no papel certa porção da superfície terrestre. Para que isto seja possível, teremos que representar as feições levantadas em uma escala adequada para os fins do projeto. De forma simples, podemos definir escala com sendo a relação entre o valor de uma distância medida no desenho e sua