Engenharia civil
Disciplina de caráter informativo. Trata de assuntos relativos ao desenvolvimento histórico da Engenharia e suas consequências sócio - econômicas, descobertas e invenções que representaram saltos tecnológicos, projeções futuras, áreas de atuação do engenheiro civil, mercado de trabalho. Apresenta de forma genérica os conceitos de estabilidade das estruturas. Apresenta as regulamentações profissionais, os institutos e sindicatos relativos à engenharia. Aborda as questões ligadas à ética profissional.
Objetivos gerais
Proporcionar ao acadêmico do curso a entrada ao universo da Engenharia Civil através da apresentação dos conceitos básicos dessa área do conhecimento. Tratar das questões ligadas aos riscos da engenharia e das responsabilidades envolvidas na consultoria, no projeto e na execução de uma obra de engenharia. Fornecer os fundamentos para que o acadêmico possa iniciar sua caminhada acadêmica com uma visão profissional.
Objetivos específicos
Apresentado um determinado conceito o aluno deverá saber distinguir se se trata de Ciência, Tecnologia ou Arte.
Dado um determinado elemento estrutural o aluno deverá saber indicar se tal elemento é uma viga, um pilar, uma treliça, um pórtico, ou outro elemento.
O aluno deverá saber demonstrar o conhecimento adquirido sobre tensão, alongamento e deformação.
Para uma determinada estrutura o aluno deverá saber identificar os vínculos estruturais que foram utilizados no projeto estrutural.
O aluno deverá saber as diferenças básicas entre o concreto simples, o concreto armado e o concreto protendido.
O aluno deverá saber distinguir a que esforços principais uma determinada estrutura está submetida ( Esforços Axial, Esforço Cortante, Momento Fletor, etc).
Dada uma estrutura o aluno deverá ter uma noção básica de como as cargas chegam à estrutura de fundação e de como são transferidas para o solo.