Engenharia Civil
A aplicação da cerâmica na indústria da construção civil é de enorme importância, e envolve uma grande gama de produtos que nela são aplicados. Os exemplos mais comuns de produtos originados da cerâmica são tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, pastilhas, manilhas, entre outros.
Sem sombra de dúvidas, o produto mais utilizado na construção são os tijolos, que por sua vez devem ser leves, resistentes e de fácil manejo. São aplicados nos edifícios para a construção das alvenarias das paredes divisórias e de fachadas, representando cerca de 15% do valor total da construção. Nas pequenas construções, os tijolos funcionam como elemento de sustentação do teto e cobertura.
As telhas são materiais que devem apresentar baixa permeabilidade, para assim garantir impermeabilidade das águas das chuvas.
Os ladrilhos cerâmicos, comumente chamados de cerâmica, são peças de pequena espessura e formato variado. Os ladrilhos são empregados para revestimento de fachadas de edifícios, são duráveis e possuem alta resistência a abrasão. Quanto ao acabamento, os ladrilhos são classificados em: Comum; Coloridos; Vitrificados.
Tem-se também a louça, que é um produto cerâmico para a fabricação de utensílios, aparelhos sanitários, pias, etc. Os materiais de louça são revestidos por um vidrado cuja finalidade é torna-los impermeáveis e resistente aos ácidos.
Outro muito importante produto cerâmico para a construção civil são os azulejos, também são peças de louça, empregados para revestimento de paredes, principalmente nos banheiros, cozinha e em ambientes que se exigem muita higiene. As dimensões mais usuais dos azulejos são: 15x15 cm e às vezes 10x10 cm, ou em formato retangular.
Portanto, pode-se afirmar com propriedade que os materiais cerâmicos são uma excelente escolha para a obra, pois aprimora e a embeleza ainda mais. Além de ter propriedades físico-mecânicas, que garante à utilização dos materiais cerâmicos,