Engenharia Civil
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, os técnicos utilizam um aparelho chamado decibelímetro. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.
POLUIÇÃO SONORA NO COTIDIANO
A poluição sonora vem aumentando a cada propaganda exagerada vista nas ruas, aquele comerciante, o ambulante, o feirante, na intenção de chamar a atenção para seus produtos, grita, fala alto, adquire objetos que provocam sons diferentes para atrair a curiosidade, principalmente das crianças. Os alto-falantes instalados em praças e comércios, sons automotivos, sons presentes em motos ou bicicletas, tudo isso afeta o meio ambiente, causando a poluição sonora. Acrescido a estes sons, dentro de casa, a televisão, o forno micro-ondas, a geladeira, o liquidificador, a batedeira são exemplos de eletrodomésticos que causam excesso de sons.
EFEITOS NEGATIVOS DA POLUIÇÃO SONORA NA SAÚDE DOS HUMANOS:
Insônia
Estresse
Depressão
Perca de audição
Agressividade
Perca de atenção e concentração
Perda de memória
Dores de cabeça
Aumento da pressão arterial
Cansaço
Gastrite e ulcera
Queda de rendimento escolar e no trabalho
Surdez (em caso de exposição a níveis altíssimos)
COMO EVITAR
Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar mp3 player em um volume baixo, não gritar em