Engenharia civil
Alunas: Rebeca Araújo & Úlrica Rodrigues
Data: 22.08.13
Professora: Mayara Prata
Métodos Anticoncepcionais e sua importância ...
Os métodos anticoncepcionais são importantes, pois protege o casal de pegar uma DST (doenças sexualmente transmissíveis). Além disso, evita uma gravidez não planejada.
Há vários métodos anticoncepcionais como: DIU, camisinha masculina, diafragma, pílula anticoncepcional, camisinha feminina, pílula do dia seguinte, entre outros.
Camisinha Feminina
A camisinha feminina, apesar de não ser tanto popular quanto a masculina, também é um método contraceptivo de barreira, prevenindo assim a contaminação pelo vírus da AIDS e outros micro-organismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis (DTS).
Camisinha Masculina
A camisinha é feita também de látex, material que tem certa elasticidade. Ela é colocada no pênis ereto do homem, com o objetivo de barrar os espermatozóides logo após a ejaculação. Na ponta, é muito importante deixar uma parte vazia sem ar, para que ali fique o esperma. Caso contrário, a camisinha pode estourar ou o esperma subir até a base do pênis, tendo contato com o corpo feminino.
DIU
É um artefato feito de polietileno, recoberto por cobre ou com bário e, em alguns casos, pode ser previamente medicado com hormônios. Ele é colocado, cirurgicamente, na cavidade uterina da mulher, a fim de evitar a concepção. Tal procedimento dura apenas alguns minutos, sendo necessária anestesia local
Diafragma
O diafragma, um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozóides, evitando a fecundação
Pílula Anticoncepcional
Os anticoncepcionais são amplamente utilizados por uma grande quantidade de mulheres como forma de prevenir a gravidez, porém, não previne a mulher de pegar uma DST.