Engenharia Civil
De acordo com o passar do tempo com o crescimento do volume e peso carregamento nos pavimentos, houve a necessidade de melhorar o desempenho dos pavimentos, o que teve que ser que dar maior ênfase a esse assunto, surgindo a mecânica dos pavimentos, que segundo Medina (1998) é uma disciplina da engenharia civil que estuda os pavimentos como sistemas em camadas e sujeitos às cargas dos veículos. Entre os veículos, estão incluídos carros e caminhões nos pavimentos rodoviários, aviões nas pistas de pouso/decolagem e manobras nos aeroportos, guindastes móveis nos pavimentos dos portos e terminais de carga, bem como locomotivas e vagões nas ferrovias. Em todos os casos, o sistema “pavimento” consiste de uma ou mais camadas de material colocadas sobre subleito provido de um revestimento adequado ao rolamento de cada veículo particular.
Este trabalho tem como objetivo mostrar as diferenças entre pavimentos rodoviários e outros tipos, comparando-os estruturalmente e com vários outros parâmetros de análise.
1. PROJETOS DE PAVIMENTAÇÃO
O Pavimento é uma estrutura constituída por diversas camadas superpostas, de materiais diferentes, construída sobre o subleito, destinada a resistir e distribuir ao subleito simultaneamente esforços horizontais e verticais, bem como melhorar as condições de segurança e conforto ao usuário.
Para a execução de qualquer estrutura é necessário a realização de estudos e execução de projetos, e de acordo com o DNER (1996) um projeto de engenharia tem sua versão final intitulada Projeto Executivo e permite a execução da obra e possibilita sua visualização, acompanhamento de sua elaboração, seu exame e sua aceitação.
Segundo a secretária de transportes de São Paulo, o projeto de pavimentação deve ser elaborado em três etapas:
Estudo Preliminar : Esta etapa corresponde às atividades relacionadas ao estudo geral de pavimento, baseado em dados de cadastros regionais e locais, observações de campo e experiência profissional de