engenharia civil
Resíduos cerâmicos como agregado graúdo para concretos Luciano Passos
RA 902073
SUMÁRIO
Página
1 INTRODUÇÃO
2
1.2 Justificativa do trabalho
2
2 OBJETIVOS
3
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
4
3.1 Propriedades dos Agregados Naturais e Reciclados
4 PROGRAMA EXPERIMENTAL E METODOLOGIA
4.1 Materiais e métodos
6
7
7
4.1.1 Resíduo cerâmico como agregado graúdo
7
4.2 Outros materiais componentes dos concretos
8
4.3 Análise dos concretos com resíduos cerâmicos
8
5 RESULTADOS ESPERADOS
8
6 CONCLUSÕES
8
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FUNDAMENTAIS
9
1
1 INTRODUÇÃO
A procura por materiais alternativos para a construção civil tem sido assunto para a maioria dos pesquisadores atuais. A degradação do meio ambiente e a busca por soluções que resolvam ou ao menos amenizam os efeitos da poluição do ar, desmatamento e comprometimento do solo, tem sido destaque no meio científico.
Se observarmos os acontecimentos científicos das últimas décadas, encontraremos vários estudos no sentido de reutilizar resíduos e rejeitos das indústrias da construção civil, cerâmica , alimentação, embalagens e até mesmo as mecânicas e automotivas.
Nas indústrias brasileiras, os resíduos geralmente não têm um fim específico, ou seja, não são usados e simplesmente formam grandes depósitos artificiais, alguns contaminando o solo ou o meio ambiente de alguma outra forma. Nas indústrias cerâmicas o problema é bem parecido. Dados facilmente comprováveis mostram que cerca de 30% da produção, aproximadamente, são transformados em resíduos. Neste contexto, o trabalho buscou alternativas para aplicação dos resíduos de uma fábrica de blocos cerâmicos, que podem ser utilizados em uma primeira etapa como agregado graúdo para concreto, em obras ou elementos estruturais de pequeno porte.
1.2 Justificativa do Trabalho
O homem vem explorando e utilizando recursos e jazidas