Engenharia civil unama
Estruturalmente Armados
Autores:
PÚBLIO PENNA FIRME RODRIGUES
MÁRCIO ROCHA PITTA
Públio Penna Firme Rodrigues é engenheiro civil, mestre em engenharia, membro do ACI, consultor técnico do IBTS e diretor da LPE Engenharia e Consultoria.
Márcio Rocha Pitta é engenheiro civil, coordenador do Comitê
Técnico de Pavimentos de Concreto do Ibracon, diretor da Associação
Brasileira de Pavimentação, membro do ACI e assessor da presidência da ABCP.
Associação Brasileira de Cimento Portland
Instituto Brasileiro de Telas Soldadas
Apoio:
Prefácio
Vivemos em um mundo em transformação constante em que as necessidades modificam-se em função do surgimento de novas tecnologias, da busca da melhor relação custo/benefício, dos novos conceitos de durabilidade e da exigência cada vez maior da sociedade quanto à qualidade dos bens e serviços públicos que retornam dos impostos por ela pagos.
Quando se trata de pavimentos, quer em indústrias, estacionamentos, portos, grandes ou pequenos armazéns, aeroportos, postos de gasolina e outras instalações, a preocupação com custo, desempenho e durabilidade fica em primeiro plano.
A nova concepção sobre a movimentação de materiais nas áreas industriais, bem como a flexibilidade de lay-out, por exemplo, exigem pavimentos de alto desempenho, cuja planicidade e nivelamento crescem de importância.
A grande durabilidade e a pequena necessidade de manutenção são condições fundamentais nos projetos da nova geração de pavimentos.
Na pavimentação de rodovias, grandes avenidas - marginais, por exemplo, corredores de ônibus, anéis viários e arruamento em indústrias, a relação custo/ benefício é vital. Nos tempos atuais, não se pode imaginar recapeamentos entre 4 e 5 anos ou manutenção de rotina constante. Os transtornos com interrupções de tráfego, devido à operações seguidas de conservação, não são aceitos pelos usuários, quer das rodovias públicas ou concedidas à