Engenharia Através dos Tempos
O Parthenon é um templo grego, construído no período de 447 a.C. até 438 a.C. no governo de Péricles. Os templos religiosos da Grécia Antiga eram estabelecidos com grande rigor nas dimensões, proporções precisas e feitos de pedra, no caso o mármore branco. Esse templo foi dedicado a deusa Antena, na Acrópole de Atenas, ele é um dos templos mais conhecido e admirado da sua época. O Parthenon é uma obra considerada muito refinada, de grande pureza e perfeição.
A busca pela perfeição e pela geometria era tão grande que na sua construção o Parthenon teve todas as suas linhas que aparentemente são retas, um pouco curvas. Pela tendência dos olhos de ver as colunas do meio mais estreitas que realmente são, a maneira encontrada foi arquear as colunas deixando elas inclinadas para dentro e para finalizar as colunas das pontas são mais grossas que as demais, pelo fato de receberem mais luz do sol e se não fosse feito isso iriam parecer mais finas que as outras.
O projeto do Parthenon é de autoria dos arquitetos Ictinus e Calícrates.
Destruído por chuva ácida.
__________________________________________________________
O Farol de Alexandria não se encontra na Grécia, porém foi construído por um arquiteto e engenheiro grego Sóstrato Cnido. O farol foi construído na Ilha de Faros, daí o nome farol. Ele demorou 20 anos para ficar pronto e com o fogo que ficava no ponto consiga sinalizar a entrada do porto que era possível ver a 50 km de distância e tinha cerca de 150 m de altura e no seu topo havia uma estátua de Poseidon. O farol foi construído de granito claro, com revestimento de mármore e calcário. O “cimento” que foi usado era uma liga de chumbo derretido, baseado na mistura de resina com calcário, onde ficava a chama era revestido por espelhos. Foi durante muito tempo a maior estrutura mais alta construída por homens e também considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
Destruído por terremoto.
Ordem Dórica
A Ordem dórica