Engenharia ambiental
-------------------------------------------------
É nesse contexto que vem se desenvolvendo o projeto “Inovações Ambientais”, que pretende alavancar a promoção de inovações ambientais decorrentes dos desafios intrínsecos a esta nova realidade mundial, além daquelas oportunidades latentes e exclusivas existentes em Minas Gerais.
TRANSFORMANDO LIXO EM ENERGIA
NotíciasOld - Notícias
Usina de Vestforbrænding, a maior da Dinamarca, que pode processar mais de 700 mil toneladas de lixo por ano
Em todo o mundo, encontra-se em expansão a tecnologia conhecida como waste-to-energy (“do lixo a energia”), que consiste na queima de resíduos sólidos para a produção de energia. Há 650 usinas que transformam lixo em energia, principalmente em países da Europa, como Dinamarca, Alemanha e Holanda.
Combatida por ambientalistas durante décadas, devido à emissão de poluentes liberados com a combustão, a incineração de resíduos sólidos provenientes da coleta de lixo urbano ainda desperta debates bastante polêmicos. Alguns questionam a compatibilidade entre a transformação de lixo em energia e outras estratégias que visam à melhor destinação desses resíduos, como a política de desperdício zero e a reciclagem.
No entanto, o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado o avanço do waste-to-energy. Na Dinamarca, com a instalação de dezenas de filtros e a destilação de gases nocivos, criou-se uma nova geração de incineradores, cujas emissões de poluentes são inferiores às de todas as lareiras e churrasqueiras da região. Aliada às altas taxas de reciclagem observadas naquele país, a transformação de