Engenharia Ambiental
Cristiano Nunes Rodrigues
Fábio Brisac Stucchi
Fernanda Villas Boas Frediani
Janaína Tinoco de Almeida
Natalia Durães
Nicolas Soares
Pedro Campos de Andrade
Pedro Henrique Laffite
Rachel Vieira
Silvana Trindade
Valéria Ferrarini
Profª Amira Mahmoud
Química Geral
Bacharelado em Engenharia Ambiental 2º sem.
São Paulo
Maio, 2012
SUMÁRIO
Resumo
Nos últimos tempos, materiais com combinações distintas formaram os materiais denominados de Compósitos. Estes são material multifásico, que podem ser desenvolvidos artificialmente através da combinação entre metais, polímeros ou cerâmicas, com o intuito de criar novos produtos com características e propriedades diferenciadas que ofereçam vantagens que nenhum outro produto poderia oferecer isoladamente. A aplicação de compósitos deu-se inicialmente no setor aeronáutico, onde a necessidade de diminuição de peso, preservando a estrutura, era um problema. Percebe-se que combinações de propriedades de materiais e suas aplicações estão sendo estendidas pelo desenvolvimento em pesquisas de materiais compósitos devido à grande importância no mercado de diversos segmentos. Esse trabalho tem como principal objetivo apresentar a todo o contexto sobre Compósitos e exemplificar um compósito específico e sua utilização no contexto atual.
Palavras-chave: Compósitos; fibra-ótica.
1. Introdução
Com os avanços da engenharia química, diversos novos compostos são descobertos e desenvolvidos a cada dia, ampliando o já imenso leque de materiais existentes. Uma busca maior ainda está relacionada aos materiais considerados ecologicamente corretos, principalmente voltados para a produção de materiais compósitos com fibras naturais Assim, é necessário entender como esses materiais são classificados, suas propriedades e funcionalidades.
Os materiais podem ser definidos como tudo aquilo que é utilizado para a elaboração de utensílios para a utilização plena do homem