Engenharia agronomica
TRABALHO
Engenharia Agronômica
1. Engenharia Agronômica
1.1 A engenharia agronômica, ou simplesmente agronomia, é uma profissão com capacidade de realizar análise científica, de identificar e resolver problemas preocupar-se com atualização permanente de conhecimentos e de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários e agroindustriais sempre se preocupando com os aspectos sociais e de sustentabilidade.
1.2 O conteúdo profissional essencial é composto de matérias destinadas a caracterização da identidade profissional Agropecuária. Além disso, o profissional conta com matérias de conteúdos profissionais específicos.
1.3 A engenharia agronômica possui grande conhecimento de biologia vegetal, química, bioquímica, solos, interação entre a planta e o solo, manejo de plantas e animais, zoonoses, controle de pragas agrícolas e urbanas, além de noções gerais de Engenharia Agrícola, Florestal, Zootecnia e demais áreas correlatas. A Agronomia está intimamente ligada à produção de alimentos, sejam estes de origem animal ou vegetal. Compete ao Engenheiro Agrônomo produzir, conservar, transformar e colocar o alimento no mercado, cuidando do aproveitamento racional e sustentado dos recursos naturais e renováveis.
2 Ramos de Atuação.
-Administração de propriedades rurais
- Defesa sanitária
- Desenvolvimento rural em órgãos públicos
- Padronização e classificação dos produtos agrícolas
- Indústrias de alimentos e insumos agrícolas
- Empresas de gestão ambiental e agronegócio
- Controle de pragas e vetores em ambientes urbanos e rurais, no setor público ou privado.
- Manejo de solos
- Fitotecnia - técnica de cultivo e reprodução de vegetais
- Laboratórios de pesquisa científica e tecnológica
- Melhoramento vegetal e animal
- Consultoria
3 Pesquisa Cientifica.
3.1 Desenvolvem métodos de combate a ervas daninhas pragas, doenças das