Engenharia 01
Marcio Paulo Gretter Junior
Prof. Ricardo Radünz Filho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia Elétrica (ENE-18) – Trabalho de Graduação
16/05/11
RESUMO
Este trabalho nos mostra um problema muito comum nas empresas, o baixo fator de potência, esclarecendo alguns conceitos sobre potência ativa, potência reativa e potência aparente. Mostrando também a legislação vigente com relação ao fator de potência, e suas conseqüências pela não correção do fator de potência. A fundamentação teórica se faz necessária para conscientizar da importância desta correção e aplicação de bancos de capacitores nas empresas e com isso demonstrar formas de dimensionamentos para evitar gastos desnecessários com multas por consumo de energia reativa. Após ser feito o levantamento dos dados da empresa foi feito o dimensionamento do banco de capacitores para a carga em questão, demonstrando a importância desta adequação e o benefício por ela concedido.
Palavras-chave: Banco de capacitores; Fator de potência; Energia reativa.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente a tecnologia tem crescido de forma assustadora de certo modo, trazendo soluções praticas e eficazes para todos os problemas do nosso cotidiano. Um dos problemas enfrentados atualmente por empresas de médio e grande porte, que possuem uma demanda de energia contratada, é o baixo fator de potência de seu sistema elétrico, fato que causa o pagamento de multa a empresa que fornece energia elétrica, no nosso caso específico a CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina).
Para evitarmos o pagamento dessas multas temos que ter um cuidado maior com relação a nossa qualidade de energia e saber aproveitá-la da melhor forma possível. Para isso deve ser feito um estudo minucioso, coletando todos os dados necessários para a avaliação, descoberta e correção do problema.
Tenho então como objetivo deste trabalho coletar e analisar os dados da empresa