Engarrafamento
1 de 3
http://www.primecursos.com.br/openlesson/10035/101677/
ESTUDANDO: CERVEJEIRO ARTESANAL
Engarrafamento
Depois que sua cerveja estiver completamente fermentada e/ou maturada, chegou a hora de engarrafá-la. Porém antes de engarrafar precisamos tomar e muito cuidado com a esterilização das garrafas, pois poderá tanto estragar sua cerveja engarrafa como também a questão da segurança alimentar, um dos principais argumentos do
MAPA com relação ao comércio destes produtos.
Esterilização das garrafas e tampinhas antes do engarrafamento.
Pra começar a escrever é preciso deixar claro que limpar não é sanitizar e vice-versa. Pra limpeza das garrafas usa-se água e uma escova própria para limpar garrafas, o ideal que alcance o fundo que é onde costumam ter alguns acúmulos de detritos. Com ela também se limpa as paredes laterais internas.
Escovinha pra limpar garrafas.
Depois de limpas utilizamos ainda o sanitizante PAC200, produto formulado para gerar ácido peracético quando diluído em água, que pode entrar em contato direto com alimentos. Seu uso é recomendado para plásticos, vidros e aço inox e não pra sanitização de metais (panelas e chiller, por exemplo).
Ácido peracético 200 usado na sanitização de garrafas.
Este produto vem em pó e uma colher de medida (que vem na embalagem) é suficiente para fazer um solução de
20 litros. Enchemos as garrafas com a solução e deixe agir por cerca de 30 minutos, o que garante que bactérias e outros seres vivos nocivos à saúde sejam exterminados.
Outro método também bastante utilizado é ferver água e lavar as garrafas com água quente ou pode-se também finalizar com uma solução de iodo (3 gotas por litro) e água corrente para lavagem final antes de engarrafar, deixando as garrafas viradas para escorrer.
18/12/2014 13:57
Estudando: Cervejeiro Artesanal - Cursos Online Grátis | Prime Cursos
2 de 3
http://www.primecursos.com.br/openlesson/10035/101677/