eng
Desde o início da história, os humanos passaram a construir seus próprios abrigos utilizando os elementos naturais ao seu redor. Posteriormente, as estruturas adquiriram características cada vez mais complexas, reflexo do desenvolvimento das técnicas.
Passou-se então, a utilizar conhecimentos científicos nesta área, de forma que as dimensões, a resistência e outros atributos de uma determinada obra podiam ser estimados. Novos materiais passaram a ser utilizados, sobretudo ferroe cimento, que possibilitaram o surgimento das grandes estruturas que hoje compõem o cenário do mundo moderno.
Desta forma, a formação de um engenheiro civil é fortemente ligada às ciências exatas.
Contudo, um bom profissional deve conter muitos outros atributos, principalmente habilidades em comunicação e de análise racional dos fatos, além de seguir um código de ética, visto que suas obras influenciam significativamente em todos os segmentos da sociedade. Dada a vasta abrangência, a engenharia civil divide-se em vários campos específicos, desde geotecnia, mapeamento, até transportes,construção e estrutural, dentre muitas outras.
Índice
[esconder]
1 História o 1.1 Antiguidade
o
1.2 Período medieval
o
1.3 Era moderna
2 Formação
3 Atuação profissional
4 Áreas específicas
o
4.1 Construção
o
4.2 Transportes
o
4.3 Estruturas
o
4.4 Recursos hídricos
o
4.5 Geotecnia
o
4.6 Ambiental
o
4.7 Mapeamento
5 Ver também
6 Referências
7 Bibliografia
8 Ligações externas
§História[editar | editar código-fonte]
Desde o início da existência humana, conhecimentos e habilidades de