Eng c
1. Objetivos gerais:
Ao término desta atividade o aluno deverá ser capaz de:
- perceber as trocas de calor envolvidas no processo;
- determinar o equivalente em água de um calorímetro.
2. Material necessário:
- 01 calorímetro
- 01 termômetro – 10 a 110°C;
- 01 agitador;
- 01 copo de Becker;
- 01 proveta graduada de 100 ml.
3. Fundamentos teóricos
Entende-se por equivalente em água de um calorímetro à massa de água (em gramas) equivalente, em efeitos térmicos ao calorímetro (vaso, tampa, agitador, termômetro, etc). O equivalente em água do calorímetro é uma de suas características mais importante.
O calorímetro experimenta todas as trocas de calor necessárias para atingir o equilíbrio térmico, logo, ele intervem e deve ser considerado nos cálculos pertinentes a estas trocas. Uma vez definido todos os componentes do calorímetro, o sistema fica invariável em sua constituição (física e quimicamente), isto permite determinarmos a quantidade de calor necessária para elevar a sua temperatura de 1°C. Experimentalmente é mais cômodo substituir este valor por uma massa de água (em gramas) que seja equivalente em efeitos térmicos ao calorímetro.
Nesta atividade você irá determinar o equivalente em água de um calorímetro a partir de duas massas de água (a temperaturas diferentes).
4. Montagem
Coloque 200 ml de água fria com temperatura em torno de 10°C abaixo da temperatura ambiente, no interior do calorímetro.
Observação: Em atividades didáticas comuns, podemos considerar que 1cmáticas comuns, podemos considerar que 1cm³ de água destilada = 1m e que, com boa aproximação, corresponde a 1 grama.
Tampe o conjunto e introduza o termômetro no calorímetro.
5. Andamento das atividades
5.1. Prepare no copo de Becker 200 ml de água morna com temperatura em torno de 10°C acima da temperatura ambiente.
5.2. Leia e anote a temperatura inicial (t0af) do calorímetro com água fria (ela pode ter variado).