Eng. traf. cjfk
308 palavras
2 páginas
Foi escolhido um ponto no trânsito da cidade de Frederico Westphalen, onde há encontro de cinco ruas e um canteiro no centro do mesmo, com a intenção(e somente ela) ajustar o fluxo de veículos, em horários de grande trânsito, e evitar acidentes. Na prática isso não ocorre.Vários veículos em todas as vias(não perpendiculares), faixas de pedestres(carros na ‘preferencial’ acabam parando e ‘trancando’ o fluxo), diâmetro insuficiente do canteiro (que deveria ser uma rotatória) e até mesmo um posto de gasolina(inúmeros carros entrando e saindo diretamente no cruzamento) em uma das esquinas contribuem para um pequeno transtorno no centro da cidade.
Há apenas uma via de mão única (a número 5 da imagem) mas ela converge também para esse ponto de tráfego. A conversão da rua (2) para a rua (1) acaba sendo feita diretamente, sem o contorno do dito canteiro, uma vez que esse está ‘fora do eixo’ daquela rua.
Proposta de melhoria: Dar sentido único a duas vias (1 e 4), apenas recebendo o tráfego do cruzamento, o que diminuiria a quantidade de carros em espera(nem sempre tranquila) nesse encontro torto de ruas. Vendo de maneira mais ampla, direcionaria o fluxo para a rua principal da cidade, fazendo fluir também outros cruzamentos. Reduzindo o espaço de entrada para o posto de gasolina haveria mais segurança para que os veículos pudessem entrar e sair sem causar problemas na via, sendo que a melhor opção seria limitar a entrada apenas por (1)
Em adendo, aumentar o tamanho (algo possível pelo amplo espaço no cruzamento) do canteiro forçaria uma redução de velocidade de quem trafega de (5) para (2) e de (2) para (4). Ainda, na rua (3) há tráfego de ônibus em direção à universidade, esse poderia ser antecipado em duas quadras, não detalhadas por não fazer parte do ponto em