Eng de Prod e Processos
Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou um serviço oferecido pela empresa sem um processo empresarial.
Processo pode ser definido pela transformação de um conjunto de entradas (materiais, pessoas e/ou informações) em saídas adequadas (matérias, pessoas, informações e/ou serviços), ou pela sequencia coordenada de atividades, com o objetivo de produzir um dado resultado.
Existem três tipos básicos de processos, são eles:
Processos de Negócio (ou de Clientes)
Processos Organizacionais ou de Integração Organizacional
Processos Gerenciais
Ao longo da Pesquisa, o assunto aprofundado será Processos de Negócio, onde conheceremos sua modelagem, aplicações, metodologias e etc.
1- O QUE É PROCESSOS DE NEGÓCIOS
A Engenharia de Processos de Negócios (EPN) é uma técnica muito utilizada quando se deseja entender ou mapear como uma parte de uma organização, uma organização ou, até, um conjunto de organizações (uma cadeia de suprimento, por exemplo) opera, como são realizados os processos, como a informação flui através desses processos, suas interfaces, quais os recursos são utilizados, quem realiza as diversas atividades, etc., permitindo entender as cadeias de valor existentes.
O levantamento e modelagem de processos podem subsidiar a construção de uma nova forma de operação, a revisão ou melhoria de processos, buscando, sempre, maior eficiência e eficácia, apoiando, por exemplo, processos de qualificação para certificação da qualidade, seleção de plataforma tecnológica, simulações, construção de sistemas de gestão baseados em indicadores de desempenho, etc.
Nesse sentido, a engenharia de processos pode ser utilizada como instrumento de reengenharia, melhoria contínua ou de apoio à construção de novos modelos de negócios.
2- ENGENHARIA DE MODELAGEM DE PROCESSOS
A Engenharia de Processos de Negócios (EPN) possibilita o entendimento de como o trabalho é realizado, particularmente no que