Eng. computação
[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.] |
Resumo
A Engenharia da Computação prepara profissionais para atuar com todos os aspectos envolvendo sistemas computacionais, desde sua criação à sua implementação. Projetar sistemas e componentes computacionais de produtos, desenvolver e testar protótipos, e implantá-los no mercado, são tarefas próprias de um engenheiro da computação. De forma corrente, podemos citar como área de atuação dominante o projeto e confecção de sistemas embarcados e de artefatos que possuam software e hardware embutido, como é o caso de aparelhos reprodutores de sons digitais, gravadores de vídeo digitais, sistemas de alarme, máquinas de raios-x, aparelhos cirúrgicos, entre outros.
“A tecnologia evolui para tornar a vida das pessoas, em geral, mais fácil e agradável. Para os portadores de deficiência, por exemplo, ela chegou para tornar as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação”, de acordo com Rita Barch, diretora do Assistiva - Tecnologia e Educação. Atualmente, existem diversas empresas especializadas em adaptação e fabricação de equipamentos inovadores. No Brasil, existe até uma lei que incentiva o fomento da tecnologia de bioengenharia nacional e a importação de produtos que promovam a inclusão social de pessoas com deficiência. E tudo isso acontece por intermédio de um profissional qualificado, que estude a necessidade dos hospitais para melhorar os atendimentos e os diagnósticos de doenças em seus pacientes.
É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da