Eng comp
HARVARD: existem dois barramentos externos independentes para dados e instruções
CISC-Tecnologia mais antiga,Número maior de instruções,Uso extensivo de interpretação modelos mais baratos
RISC -pequeno número de instruções muito simples capazes de serem executadas em um único ciclo do caminho de dados.
CPU –alu,uc,r,mmu
UC -busca, interpretação e controle de execução das instruções.Envia ordens de cálculo para a UAL indica os valores a processar, e os coloca nos registradores para esse efeito. A partir da UC a informação é transferida para as outras partes que constituem o computador, como a memória, os sistemas de E/S.
UAL -a efetiva execução das instruções .Aglomerado de circuitos lógicos e componentes eletrônicos
Registradores:armazena dados e resultados que serão usados pela UAL. memória auxiliar básica para a UAL.A quantidade e o emprego dos registradores variam bastante de modelo para modelo de UCP.
Instrução é a operação elementar que o processador pode efetuar.É composta por dois campos:Código operacional ou operador ,Código operando ou operando Categorias:Acesso a memória.Operações aritméticas.Operações lógicas.Controles.
Paralelismo: Solução para aumentar a velocidade do processador.A nível das instruções: um único processador deve executar mais instruções por segundo.Vários processadores trabalhando juntos na solução do mesmo problema
Pipeline:O processamento em pipeline divide a execução de instruções em várias partes, cada uma das quais tratada por um hardware dedicado exclusivamente a ela.
Processadores Superescalares são os que possuem pipelines que permitem a execução de mais de uma instrução simultaneamente (no mesmo ciclo de clock). Isto é obtido através da implementação de múltiplas unidades funcionais, que são unidades onde as instruções são executadas.A execução das instruções é feita em paralelo
Clock interno: temporização