eng civil
Resumo
Tendo por base a importância do projeto interdisciplinar para formação do conhecimento científico na sociedade pós-moderna, marcada pela complexidade, esta pesquisa tem como objetivo verificar a formação dos ingressos no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba nos últimos cinco anos, e analisar através destes dados se o mencionado Programa tem oferecido terreno fértil para a prática interdisciplinar. Através de uma pesquisa direta nos documentos da secretaria do referido Programa e de uma avaliação descritiva dos dados coletados, identificou-se que no último qüinqüênio 41,5% dos ingressos vem dos cursos de Engenharia e 58,5% de cursos diversos, principalmente, Administração, Fisioterapia e Economia.
Palavras-chave: engenharia de produção, pós-graduação, interdisciplinaridade.
1. Introdução
Disse alguém que a ciência moderna nasceu no dia em que os anjos foram expulsos do céu.
Esta representação mitológica ajuda a compreender a origem da idéia da interdisciplinaridade, que surgiu em meados da década de 1960. Para Japiassu (1976), de fato, seria preciso que os anjos fossem embora para que sobrasse força às leis da ciência.
A interdisciplinaridade surgiu como urgência da religação dos saberes fragmentados em disciplinas pelo pensamento científico moderno. Sem dúvida, o modelo disciplinar contribuiu para a evolução das ciências, mas, por outro lado, também promoveu a alienação do cientista. Por isso, a idéia da interdisciplinaridade emergiu, mas, não com o intuito de desfragmentar a ciência, mas para que “(...) um homem da especialidade queira ser, ao mesmo tempo, um homem da totalidade.” (JAPIASSÚ, 1976).
No contexto da engenharia de produção, a questão da interdisciplinaridade ocupa lugar de destaque e se confunde com a própria