Eng civil
Estas informações são complementares às informações e discussões em sala de aula.
SISTEMA DE FÔRMAS E CIMBRAMENTOS
Para se ter a garantia de que uma estrutura ou qualquer peça de concreto armado seja executada fielmente ao projeto e tenha a forma correta, depende da exatidão e rigidez das FÕRMAS e de seus CIMBRAMENTOS.
Geralmente as fôrmas têm a sua execução atribuída aos mestres de obra ou encarregados de carpintaria, estes procedimentos resultam em consumo intenso de materiais e mão-de-obra, fazendo um serviço empírico, as fôrmas podem ficar superdimensionadas ou subdimensionadas.
Hoje existe um grande elenco de alternativas para confecção de fôrmas, estudadas e projetadas, para todos os tipos de obras.
Quando devo contratar um projeto de fôrmas?
Engenheiro ou Arquiteto Projetista de fôrmas - Responsável pela concepção e dimensionamento do sistema de fôrmas e escoramentos, esse profissional é cada vez mais estratégico para reduzir perdas e otimizar recursos nos canteiros.
Embora o concreto seja, de longe, a opção mais utilizada para confecção de estruturas no Brasil, ainda são poucos os engenheiros que se dedicam exclusivamente a estudar e planejar soluções para moldar esse material. Mas isso não quer dizer que o projetista de fôrmas seja um profissional dispensável. Muito pelo contrário.
Desde o final dos anos 1960, quando o engenheiro Toshio Ueno começou a incorporar o conceito de racionalização ao uso das fôrmas de madeira, essa atividade tem evoluído com a profissionalização e a oferta crescente de materiais e soluções. Um indicador recente desse progresso foi a entrada em vigor, em maio deste ano, da NBR 15.696, que estabelece as condições a serem obedecidas no projeto, dimensionamento e execução de fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto.
Diferente do que acontece em áreas como em fundações, arquitetura e instalações, cujos projetos se prestam à