Eng Civil Unip 3 semestre
Com a primeira revolução industrial, o processo de produção foi se alterando, por causa da utilização de maquinas, sobretudo a maquina a vapor. A física também desenvolveu- se bastante nessa época. A compreensão do funcionamento das máquinas envolvia a energia consumida em sua utilização. E foi a assim que o conceito de energia ganhou relevância e formação conceitual no século XIX. O principio da conservação da energia constitui uma das grandes generalizações científicas elaboradas no século XIX. A partir dele, todas as atividades humanas- o processo de produção, os meios de locomoção, o aquecimento, a iluminação, a alimentação e, portanto, a própria vida – passaram ter um ‘’ denominador comum’’ : a energia.
É importante saber que a energia se transforma em outro tipo de energia, por exemplo: a energia de uma pilha se transforma em vários outros tipos de energia; no radio, a energia química da pilha é convertida em pilha sonora. Em muitos brinquedos, essa mesma energia química é transformada em energia de movimento, como em um carrinho de controle remoto.
No movimento de subida e o de descida de uma bolinha de borracha, quando lançamos uma bolinha de borracha pra cima, verticalmente, ela parte com certa velocidade inicial. À medida que ganha altura, o valor dessa velocidade diminui. No ponto mais alto que a bolinha consegue atingir, sua velocidade é zero. Nesse instante, ela começa a cair. Durante a queda, sua velocidade volta a crescer, tornando-se máxima no instante antes de atingir o solo.
Como fica a energia na situação de lançamento vertical, seguida de queda livre, da bolinha de borracha? Podemos identificar e nomear dois tipos de energia: a de movimento, ou a energia cinética, e a energia potencial de