Eng. ambiental
Qualidade do ar na grande Porto Alegre – RS 1. Como está a qualidade do ar na grande Porto Alegre
Porto Alegre, capital do RS tem aproximadamente 1,41 milhões de habitantes e abrange 32 municípios, formando uma população de 3,8 milhos de pessoas (segundo IBGE 2010). Trata-se de uma região com vasta área industrial, apresentando o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Brasil. Segundo o DETRAN-RS há cerca de 50 veículos para cada 100 habitantes.
Há em operação três estações de monitoramento de qualidade do ar, duas da FEPAM monitorando os parâmetros, partículas inaláveis e dióxido de enxofre, e uma estação de monitoramento da SMAM monitorando o parâmetro partículas inaláveis.
A FEPAM com o intuito de fazer com que a população entenda a respeito da qualidade do ar utiliza o índice de qualidade do ar (IQAr). Este índice transforma as concentrações medidas dos diversos poluentes em um único valor adimensional possibilitando a comparação com os limites legais.
A SMAM colocou em funcionamento em fevereiro de 2009 um equipamento analisador de material particulado, na esquina da Avenida Borges de Medeiros e Salgado Filho. Este equipamento analisa as partículas inaláveis que podem atingir os alvéolos pulmonares causadores de doenças respiratórias.
Conforme a Resolução 03/90, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a concentração média de poluentes atmosféricos em 24 horas deve ser de 150 microgramas por metro cúbico de ar (µg/m³).
Em setembro de 2010 iniciou-se o monitoramento das concentrações de monóxido de carbono (CO) no ar de Porto Alegre, encontrado nas cidades devido à emissão veicular. O CO é um gás incolor e inodoro resultante da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica. O analisador de CO está instalado na Estação Azenha, na Praça Princesa Isabel. Segundo a Resolução n° 03/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a concentração média, em oito horas, não deve exceder 9 ppm do poluente, mais de uma