Eng ambiental
Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente
MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS DE ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICIPIO DE
RIBEIRÃO GRANDE
Ribeirão Grande
2011
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO GRANDE
Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente
Introdução
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande-SP, através do Departamento de
Agricultura e Meio Ambiente (DAMA) está empenhada em garantir uma melhor qualidade de vida aos munícipes ribeirão grandenses, tendo em vista a contrastante realidade urbana dos centros populacionais, onde predominam os elementos construídos em alvenaria e que estão desprovidos dos elementos naturais.
Esse ambiente onde predomina o "concreto" necessita interagir com o fator orgânico para depurá-lo e minimizar as condições adversas do clima, aspectos físicos e mentais do homem, beneficiando desta maneira um desenvolvimento urbano mai s sustentável.
Os elementos naturais são, portanto, fundamentais à qualidade de vida urbana.
Esta política de arborização urbana desenvolvida pelo DAMA tem como seu importante veículo de informação o Guia de Arborização Urbana (GAU). A importância de divulgar o GAU se faz necessário desde o momento em que o requerente solicita a autorização de poda ou supressão e especialmente quando é realizado o estudo de viabilidade dos projetos de loteamentos.
A vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos. Com o crescimento populacional das cidades, depara-se com a falta de um planejamento urbano.
O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. A amplitude térmica, o regime pluviométrico, o balanço hídrico, a umidade do ar, a ocorrência de geadas, granizos e vendavais precisam ser considerados.
Os solos, por sua vez, responsáveis pelo suporte físico das árvores e pelo substrato nutritivo do qual depende seu desenvolvimento, apresentam-se compactados nas cidades devido ao grande