Enfrentamento à violência contra a mulher: Uma ação comunitária.
Título do Projeto: Enfrentamento à violência contra a mulher: Uma ação comunitária.
Coordenadora do Projeto: Josineide de Meneses
Discente: Michelly Alexandre Barbosa
O que acarretou a escolha e o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa foi o nível de violência contra a mulher tanto na esfera pública como na esfera privada, que no Brasil continua sendo uma das principais formas de violação dos direitos humanos.
O alvo principal era estabelecer uma intervenção nas comunidades próximas à Instituição, onde as alunas do Projeto levariam informações e serviços para as mulheres que estivessem presentes na oficina, com o intuito de proporcioná-las um entendimento maior sobre o assunto abordado e acordar seu direito sobre a Lei Maria da Penha, que de fato as protegem.
Nos encontros promovidos pelas alunas e a coordenadora do Projeto, inicialmente, houve o estudo teórico sobre todos os assuntos debatidos e precisos, são eles: gênero, direitos humanos, a violência contra a mulher, os tipos de violência, o ciclo da violência, lei Maria da Penha, os serviços e as normas técnicas de atendimento as mulheres em situação de violência. Debatemos também sobre como seria a intervenção nas comunidades, tentamos contato com agentes de saúdes das comunidades para que facilitassem nossa entrada, mas não tivemos retorno, ou seja, não conseguimos ir a campo.
Mas em compensação, tivemos uma ótima experiência com o JONIC, onde houve a oportunidade de mostrarmos o Projeto aos alunos e professores da nossa Instituição.
Contudo, como estudante de Serviço Social e participante do Projeto de Pesquisa, afirmo que para mim foi de grande relevância tanto no espaço acadêmico como no profissional, pois todos os assuntos abordados estão relacionados ao curso, possibilitando assim, o ampliamento de conhecimentos e experiências.