Enfrentamento a violencia
À VIOLÊNCIA
NA ESCOLA
INTRODUÇÃO
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e manifesta-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética, da cidadania e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários. O cenário de violência muitas vezes se inicia na casa da criança, passando por escolas e suas redondezas, pela comunidade e outras instituições. Além de sequelas físicas, a violência, quando não gera morte, pode deixar sequelas emocionais, muitas delas comprometendo de forma permanente, crianças e adolescentes. Ela prejudica o aprendizado, as relações sociais, o pleno desenvolvimento. Seus efeitos perversos podem se manifestar, ainda, na construção de um círculo de reprodução de práticas violentas, em que, novamente, meninos e meninas serão as principais vítimas.
A busca de soluções para este problema é de responsabilidade de todos nós, independentemente da função que exerce, tanto dentro, quanto fora da escola. É necessário romper com as barreiras do preconceito, da discriminação, da ignorância, da convivência. Neste sentido, nosso estudo em relação ao enfrentamento a Violência baseia-se numa preocupação em relação ao combate à violência, capacitação de profissionais de saúde, educação e assistência, além da necessidade de formação mais aprofundada em se tratando de educandos e/ou familiares com este problema. A partir de uma visão mais ampla poderemos ter uma maior possibilidade de detectar e abordar adequadamente as vítimas da violência dentro e fora da escola, ajudando os educando e suas famílias a estabelecer relações saudáveis e dinâmicas com o convívio existente.
ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Todo e qualquer esforço no sentido de entender ou identificar as razões que promove tamanha violência nas escolas, passa necessariamente por uma análise