Enfoque nos produtos de recursos humanos: uma proposta de consultoria em mobilidade internacional de recursos humanos (expatriação). expatriarh consultoria ltda.
5625 palavras
23 páginas
ENFOQUE NOS PRODUTOS DE RECURSOS HUMANOS:Uma proposta de consultoria em Mobilidade Internacional de Recursos Humanos (Expatriação).
EXPATRIARH CONSULTORIA LTDA.
1. INTRODUÇÃO
Há mais de duas décadas ouvimos o termo Globalização com uma crescente que abrange desde os comportamentos dos indivíduos até a economia e governança mundial.
Globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países ditos desenvolvidos, cujos mercados internos já estão saturados.
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtém-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.
Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, conhecidos como o BRIC (Brasil, Russia, India e China), com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial.
Neste contexto as organizações comerciais e industriais brasileiras se perceberam desafiadas a expandir seus negócios além das suas fronteiras, através do envio de seus diretores, gerentes, especialistas e técnicos para o mundo; e de importar mão de obra qualificada e especializada para suprir as carências tecnológicas nacionais. Da mesma maneira, as grandes marcas mundiais estrangeiras