Enfoque comportamental na administração
Introdução
Teve origem como um desdobramento da Teoria das Relações Humanas e como uma tentativa de consolidar o enfoque das relações humanas nas teorias das organizações.
Período Histórico e Direcionamento da Abordagem
Foi desenvolvido entre as décadas de 40 e 60, sendo adotada uma orientação mais psicológica, com foco no ajustamento pessoal do trabalhador na organização e nos efeitos dos relacionamentos intragrupais e estilos de liderança.
Principais Personagens * Kurt Lewin; * Herbert Simon; * Abraham Maslow; * Clayton Alderfer; * Frederick Herzberg; * David McClelland;
Kurt Lewin
Os estudos de Lewin constituíram a passagem das relações humanas para um novo movimento dedicado à administração e à psicologia industrial na década de 60.
Kurt Lewin
O núcleo central da teoria de Lewin é o estudo de pequenos grupos, enfatizando coesão grupal, padrões grupais, motivação, participação, processo decisório, produtividade, tensões, estilos de liderança etc.
Kurt Lewin
Determinantes para a formação dos grupos: interação entre membros; proximidade entre as pessoas; interesses comuns; tamanho (cinco como o número mais adequado); comunicação.
Herbert Simon
Simon destaca o conceito de “homem satisfatório”, que queria significar que o objetivo da administração não deve ser “maximizar” ou “otimizar” a atividade, e sim, alcançar a condição que “satisfaça”.
Em suma, os pressupostos de Herzberg são: Relação Inexistente :
Os Fatores Satisfacientes não levam à situação inversa daquela determinada pelos Fatores Insatisfacientes e vice-versa.
Herzberg propõe o enriquecimento de tarefas como elemento para se alcançar a satisfação no cargo. Este enriquecimento pode ser tanto vertical ( aumento do grau de dificuldade do trabalho ) ou lateral ( diversificação de atribuições ).
Cabem críticas quanto à tensão gerada pelo efeito vertical e ao possível sentimento de exploração que pode surgir do efeito lateral.