enfermeiro quanto hepatites virais
625 palavras
3 páginas
O enfermeiro é responsável pelo acolhimento do usuário no serviço, considerando-o não só como possível infectado, mas como sujeito e transformador de seu cuidado. Promove, também, confirmação sorológica da infecção, através de testes preconizados pela Campanha, encaminhamento ao infectologista do serviço, orientação sobre aplicação de medicamentos, quando necessário, e vigilância epidemiológica dos casos notificados. Deste modo, o enfermeiro desenvolve ações de prevenção e acompanhamento da evolução da infecção. A proposta tem ainda como instrumentos de coleta de dados uma ficha de acolhimento e um livro de registros de usuários que foram atendidos no serviço. A sistematização dessa assistência de enfermagem deverá proporcionar ao serviço maior clareza para realização da coleta de dados, que permitirá um cuidado mais elaborado e integralizado, com possibilidades de avaliação de processo e de resultado na promoção à saúde da população. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/57cbe/resumos/1229.htm Conduta e Assistência de Enfermagem em Hepatites Virais ;)
Acredito que Conduta e Assistência de Enfermagem sejam a mesma coisa, pois não deixa de ser uma prestação de cuidados ao paciente, mas existem pessoas que insistem em dizer que são diferentes, por este motivo decidi postar algumas coisas que podem servir como conduta e outras que são consideradas assistências, espero que gostem.
Conduta de Enfermagem em Hepatites Virais:
· Notificar o caso através da ficha compulsória;
· Em caso de hepatite aguda, deve-se encaminhar para o médico de plantão, pois pode evoluir para uma hepatite fulminante;
· Encaminhar o paciente para uma nutricionista;
· Designar um agente de saúde para acompanhar o paciente e as pessoas que entraram em contato com o mesmo;
· Encaminhar paciente para o CEPEM.
Assistência de Enfermagem em pacientes diagnosticados com Hepatite Viral:
1. Repouso:
· Ensinar o doente a aumentar lenta e progressivamente a sua tolerância, à atividade;
· Limitar