Enfermeiro líder e seu papel na unidade de saúde hospitalar.
Enfermeiro líder e seu papel na unidade de saúde hospitalar.
2. PROBLEMA
Em 1976, a partir de uma síntese de vários conceitos, a liderança é definida como o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, em uma dada situação, nos esforços para a consecução de objetivos comuns. (HERSEY E BLANCHARD, 1976)
Para Chiavenatto (1999), os líderes devem estar presentes nos níveis institucional, intermediário e operacional das organizações, as quais precisam deles em todas as áreas de atuação. O autor define ainda, a liderança como uma “influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.
Nas instituições de saúde, o enfermeiro não pode ficar alheio frente a este contexto, ao pelo contrário, ele deve buscar estratégias que de alguma forma possibilite conciliar os objetivos organizacionais com os objetivos do grupo de enfermagem, com vistas a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente e o aperfeiçoamento do pessoal de enfermagem. Esse posicionamento é corroborado por Drucker (1996), quando diz
"Líderes eficazes delegam bem muitas coisas; precisam fazê-lo, ou se afogam em ninharias. No entanto, não delegam algo que apenas eles podem executar com excelência, aquilo que realmente tem importância, aquilo que define padrões, aquilo pelo que desejam ser lembrados. Eles agem". (DRUCKEER 1996)
Simões (1997), afirma que "a enfermagem é caracteristicamente um campo propício para se desenvolver a liderança", pois, o trabalho é desenvolvido por um grupo de pessoas com formação diversificada, ou seja, desde o nível elementar até o nível superior; cabe ao enfermeiro a responsabilidade em coordenar as atividades exercidas pelos demais membros da equipe de enfermagem.
De acordo com Kurcgant (1991), o enfermeiro ao vivenciar a prática da liderança na organização de saúde, depara-se com inúmeras dificuldades uma vez que