Enfermagem
_________________________________________________________________________________________________________________
Resumo Entende-se que a dor é sempre uma experiência subjetiva, intima e pessoal. Ela interfere nas relações sociais, familiar, no bem-estar, no trabalho e seu desempenho, e na qualidade de vida. Para a prática de enfermagem a avaliação da dor se constitui de uma ideia, onde busca o cuidado individualizado, e dirige-se a causa desencadeante a fim de alivia-la. A dor pode ser considerada a doença em si em muitos casos, pois o seu controle é o objetivo do tratamento.
Palavras-chave: Dor, Avaliação da Dor, Assistência de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem
Abstract
It is understood that pain is always a subjective experience, intimate and personal. It interferes with social relationships, family, well-being at work and its performance, and quality of life. To practice nursing pain assessment constitutes an idea where search individualized care, and is aimed at triggering cause in order to relieve it. The pain can be considered a disease itself in many cases, because your control is the goal of treatment.
Keywords: Pain, Pain Assessment, Nursing Care, Nursing Care
Introdução
A dor vem sendo compreendida pelo homem ao longo da sua historia, causas, mecanismo e seus processos.
Segundo a Associação Internacional para Estudos da Dor (IAP), a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a um dano real ou potencial de tecidos ou descrita em termos de tais lesões...”. (MARCELO, 2005)
Segundo Anabela (2010), muitos autores como Melzak e Wall; Black e Matasarin-Jacobs E; Hacpille referem que a dor não é fácil definir por ser uma experiência única, uma sensação intima e pessoal, sendo impossível conhecer a dor do outro. Sofaer diz que a grande diversificação biológica e comportamental que vai influenciar a forma como a dor é percepcionada e como o